Pular para o conteúdo

Apresentamos as Regras do futebol de areia Raiz, modalidade criada e desenvolvida no Brasil.

O Futebol de Areia Raiz foi inspirado através das tradicionais e antigas peladas de areião jogado em ruas e terremos baldios, tanto de pés descalço ou tênis kichute. Bastava demarcar o gol com o chinelo e vencia quem fizesse 2 gols ou 10min.

A praia, a areia e o chão batido são o nosso quintal. Aqui é diferente, aqui a raiz é mais em baixo onde o pé até pode afundar, mas com certeza a bola vai rolar.

As regras “PRO” definem as competições oficiais de RENDIMENTO, unificadas internacionalmente. As regras de PARTICIPAÇÃO são democráticas, lúdicas e educacionais, adequadas para cada ambiente.

Objetivo do jogo

Nas disputas deve prevalecer sempre o Espírito Disciplinador de equipe, amizade e competição saudável.

Recentemente as regras do FUTEBOL DE AREIA RAIZ foram adequadas em dois formatos:

Um formato com as regras oficiais 6 x 6 para competições de BASE e PRÔ, valendo ranking para a modalidade, com tempos de 20min. A quadra tem dimensões de 30 x 42m com piso de areia mais compactada, dando mais dinamismo e praticidade ao jogo.

Outro formato para as competições de participação e atividades lúdicas, que não valem ranking. Tem Formato e regras democráticas, adequado ao ambiente para valorizar o FUTEBOL DE AREIA RAIZ. De tênis ou pés descalços, sendo as equipes com quaisquer números de atletas (2 X 2, 3 X 3, 4 X 4) com quadra e traves maiores ou menores.